Estomatologia

Conheça a estomatologia

A estomatologia é uma área da odontologia voltada ao tratamento e prevenção da saúde das estruturas da boca, que podem acontecer por inúmeros fatores e até mesmo surgir como sintoma de doenças.

A Denthari possui um corpo clínico qualificado para oferecer atendimentos de alto padrão em estomatologia. Temos uma estrutura com tecnologia de ponta e completa para cuidar da sua saúde bucal com primor.

O que é a estomatologia?

Como dissemos no início, a estomatologia foca em tratamentos e prevenção de doenças que podem afetar toda a estrutura de tecidos e ossos que fazem parte da boca, sendo estes: língua, lábios, dentes, palato duro e mole, glândulas salivares, ossos maxilares e as tonsilas palatinas.

O estomatologista também pode fazer o diagnóstico de doenças se manifestam sintomas na boca, como câncer e diabetes, encaminhar o paciente ao médico responsável da área e trabalhar em conjunto para tratar o problema.

Na parte de diagnósticos, também pode ser feita a realização de biópsias, quando removemos uma pequena amostra do tecido para análise em um laboratório, além de procedimentos preventivos que visam evitar o surgimento de novas doenças.

Condições tratadas pela estomatologia

Devido ao seu amplo conhecimento técnico, o dentista especializado em estomatologia consegue diagnosticar diferentes tipos de doenças, e até mesmo tratar os sintomas que surgem na boca.

Um exemplo disso são enfermidades como AIDS, anemia e diabetes – que se manifestam através de manchas, lesões e alteração nas regiões da estrutura da boca.

Contudo, podemos dizer que as doenças mais comuns que afetam a boca estão relacionadas com aftas e feridas decorrentes de herpes ou hiperplasias (que provoca a elevação acima do normal no número de células e pode até mesmo provocar um câncer).

A seguir, montamos uma lista com as principais doenças tratadas com a ajuda da estomatologia:

Câncer

Além do diagnóstico de cistos e tumores, é possível agir em conjunto com o tratamento oncológico através de procedimentos como a laserterapia ou crioterapia, que amenizam os efeitos colaterais causados pela quimioterapia ou radioterapia.

Doenças autoimunes

Enfermidades como líquen plano e AIDS manifestam seus sintomas com lesões na região da cavidade bucal. Na estomatologia, existem procedimentos capazes de atenuar esses problemas.

Infecções diversas

Doenças infecciosas causadas por vírus (como herpes) bactérias (tuberculose e endocardite) ou fungos (candidíase e paracoccidioidomicose).

Distúrbios nas glândulas salivares

Problemas que afetam a produção de saliva, seja pela falta (xerostomia, ou boca seca) ou excesso (sialorreia). Se não tratados, podem causar cáries, mau hálito e sufocamento.

Mucosite

A mucosite é uma doença que surge como efeito colateral do tratamento de um câncer. Ela afeta a gengiva e causa dores agudas, que impossibilita até mesmo a alimentação do paciente e pode provocar a perda dentária.

Quando você deve procurar um atendimento especializado em estomatologia?

A prevenção é o segredo para manter um alto padrão de vida saudável. Por isso, tão importante quanto cuidar do problema é diagnosticá-lo com antecedência. Desta forma, os procedimentos adotados serão menos agressivos e a doença poderá ser tratada de forma mais fácil e rápida.

Portanto, fique atento a qualquer alteração na sua boca. Caso você esteja sofrendo com algum dos sintomas abaixo, procure o atendimento em estomatologia o mais rápido possível.

• Aftas constantes e persistentes;
  • Boca seca;
  • Cáries;
  • Descamação dos lábios;
  • Lesões e feridas;
  • Alteração na cor dos tecidos (língua, gengiva e bochecha);
  • Mudança no paladar.

O atendimento de alto padrão da Denthari também está disponível na estomatologia

Estabelecer um elevado padrão de qualidade em cada um dos atendimentos prestados é uma das missões da Denthari. Contamos com uma equipe multidisciplinar experiente e preparada para oferecer consultas de excelência em Estomatologia.

Agende hoje mesmo uma visita em uma das nossas unidades em Florianópolis ou Palhoça e conte com o que há de melhor para cuidar da sua saúde e preservar o alto padrão da sua qualidade de vida.

Pré-agende sua consulta com a Denthari

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco através dos nossos telefones. Se preferir, você também pode nos enviar uma mensagem via WhatsApp. Aproveite e acesse nossas redes sociais e conheça mais sobre o trabalho da Denthari!

R. Presidente Coutinho, 311 Florianópolis/SC – Conj. 1101 Centro Comercial Saint James

Av. Barão do Rio Branco, 105 - Centro, Palhoça – SC – Sala 03